Pesquisa personalizada

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Os Sete Samurais - Shichinin No Samurai

Mais uma obra do grande mestre Kurosawa aqui no CulturiFique e, também, o melhor dele que já assisti. Com uma trama à princípio simples e personagens que parecem comuns, a história evolui para um filme de proporções épicas onde heróis são feitos e máscara retiradas.
Em "Os Sete Samurais" acontece muito do que hoje não se vê pois, no filme, é possível notar que uma batalha entre destreinados camponeses e sete samurais contra quarenta ladrões(nenhuma ligação com As Mil e Uma Noites) se torna tão, ou até mais, emocionate do que muitos filmes de guerra antiga que se encontra hoje em dia como "A Última Legião", "Arn - O Cavaleiro Templário", "Outlander" ou qualquer outro engana trouxa dessa linha. O filme é tão bom quanto "Coração Valente" ou "Joana D'Arc(de Luc Besson) e, aposto, que se eu tivesse ele aqui na locadora ninguém(ou quase ninguém) ia querer locar pois o filme é "velho" e, ainda por cima, "em preto e branco" então eu deixo ele lá quietinho na minha estante que vale mais a pena.
A história do filme gira em torno de um vilarejo de camponeses que, devido aos constantes ataques de bandidos, decide ir até a cidade para contratar samurais para ajudar na defesa do local, porém, o único bem do qual os camponeses dispoem é arroz o que dificulta muito a tarefa de encontrar algum samurai que queira trabalhar e arriscar a própria vida por esse tipo de pagamento.
A sorte parece estar do lado dos trabalhadores pois eles encontram a ajuda de Kambei (Takashi Shimura) um ronin(samurai sem um senhor) que decide ajudar e começa a procurar outros ronins para ajudar na empreitada.
A seleção de samurais é bastante diversa e possui desde um samurai aprendiz, um samurai que não é samurai até extremos senhores de guerra.
Tudo isso para culminar na grande batalha de defesa da vila dos camponeses que é onde realmente a história se desenvolve pois muitos paradigmas são postos em xeque e verdades ocultas começam a aparecer....já fiquei com vontade ver de novo ;)
Obrigado pela leitura.

Veja Também:

Kagemusha - A Sombra do Samurai

4 comentários:

Marguerita disse...

Poxa, fiquei com vontade de assistir.
Adoro épicos.

Bj

Anônimo disse...

vc tb pode assistir o Deursu uzala do Kurosawa é bm bom ^^

Robson Duarte disse...

Valeu pela dica, procurei a sinopse dele e achei muito interessante.

Anônimo disse...

Baixar o Filme Os Sete Samurais - http://fwd4.me/0BZ6

Postar um comentário