Pesquisa personalizada

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O Que Custa R$ 13.575,00 por Litro?

Semana passada recebi um e-mail, desses que vem por corrente, que reclamava dos preços de certos pordutos e resolvi, então passar uma resposta e acho que ela deve ser postada aqui para iniciar uma discussão, pois acho que meu ponto de vista também pode estar errado.
Segue o texto do e-mail:

Faça os cálculos e comprove você mesmo.

Outro dia, entrei num supermercado para comprar orégano e adquiri uma embalagem ( saquinho ) do produto, contendo 3 g, ao preço de R$ 1,99. Cheguei em casa e resolvi fazer os cáculos e constatei que estava pagando proporcionalmente, R$ 663,33 pelo kg do produto. Será que uma especiaria, vale tudo isso ?? Deve estar custando mais hoje do que na época do descobrimento do Brasil, pelo caminho das Índias.

As indústrias se utilizam " espertamente" desse procedimento para desorientar o consumidor, que perde totalmente a percepção real do valor que está pagando pelos produtos.

Acho que todos os fabricantes e comerciantes, deveriam ser obrigados por lei (mas uma ???) a estamparem em locais visíveis, os valores em kg, em metro, em litro e etc de todas e quaisquer mercadorias com embalagens inferiores aos seus padrões de referências. Entendo que todo consumidor tem o sagrado direito de ter a percepção correta e transparente do valor cobrado pelos fabricantes e comerciantes em seus produtos.

Compre orégano em lojas de produtos naturais. Você pagará cerca de 10 reais por 200g de orégano. Dá para abrir uma pizzaria grande com R$ 30,00 de orégano nessas lojas.


VEJAM O ABSURDO
Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro?
Resposta: TINTA DE IMPRESSORA! VOCÊ JÁ TINHA FEITO O CÁLCULO?

Veja o que estão fazendo conosco. Já nos acostumamos aos roubos e furtos, e ninguém reclama mais.
Há não muito tempo, as impressoras eram caras e barulhentas. Com as impressoras a jatos de tinta, as impressoras matriciais domésticas foram descartadas, pois todos foram seduzidos pela qualidade, velocidade e facilidade das novas impressoras.

Aí, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes: oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e cartuchos cada vez mais e mais caros. Nos casos dos modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a própria impressora.

Olhe só o cúmulo: Em muitos casos vale mais a pena comprar outra impressora do que comprar cartuchos novos. Comprando a impressora nova você ainda poderá revendê-la e recuperar uma boa parte do valor gasto. Faça os cálculos com base numa impressora de R$ 100 ou R$ 150 e veja que é verdade e ainda será mais lucrativo se você comprá-la em 10x sem juros, onde você recuperará todo o valor gasto caso venda uma impressora usada a cada 2 meses.

VEJA ESTE EXEMPLO:
Uma HP DJ3845 é vendida, nas principais lojas, por aproximadamente R$150,00..
A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R$ 150,00.
Daí, você vende a sua impressora semi-nova, sem os cartuchos, por uns R$ 75,00 (para vender rápido).
Junta mais R$ 75,00 e compra uma nova impressora e com cartuchos originais de fábrica.

Para piorar, de uns tempos para cá passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço).Um cartucho HP, com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro. Só para comparação, a Champagne Veuve Clicquot City Travelle custa, por mililitro, R$ 1,29.

Só acrescentando: as impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920, que usam os cartuchos HP 21 e 22, estão vindo somente com 5 ml de tinta!

A Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, o cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida, por R$ 75,00. Fazendo as contas: 1.000ml / 5,5ml = 181 cartuchos R$ 75,00 = R$ 13.575,00. Veja só: R$ 13.575,00, por um litro de tinta colorida.

Com este valor, podemos comprar, aproximadamente:
- 270 gr de OURO;
- 5 TVs de Plasma de 42';
- 1 UNO Mille 2007;
- 90 impressoras que utilizam este cartucho;
- 7 notebooks;
- 7 Micros Dual Core com 2Gb de memória e HD de 500Gb.

Ou seja, um mega assalto!

Está indignado? Compre uma impressora a laser.

Jato de tinta
cartucho original --> média 70 folhas por R$ 140,00
cartucho recarregado --> média 100 folhas por R$ 10,00

Laser
tonner original ---> média 700 folhas por R$ 300,00
tonner recarregado ---> média 1400 folhas por R$ 70,00

Comparando a quantidade de folhas:
o tonner recarregado custa metade do preço cartucho jato de tinta recarregado.

DIGA NÃO ÀS IMPRESSORAS JATO DE TINTA
PRINCIPALMENTE AOS CARTUCHOS ORIGINAIS.

O cartucho original só vem com 5 ml de tinta (pode chegar a 15ml dependendo do modelo)
O cartucho recarregado vem LOTADO de tinta (pode chegar a 50ml dependendo do modelo)

***

Na pior das hipóteses compre uma bicicleta!

Agora minha resposta:

Olá "Fulano", recebi seu e-mail e devo dizer que discordo em alguns pontos sobre o assunto discutido. No caso do orégano você não está pagando apenas pela a especiaria e sim pelo plantio, colheita, secagem, estocagem, transporte, impostos como os empregados em produtos rurais, embalagem, transporte novamnte e, finalmente, os custos do supermercado (funcinários, água. luz, telefone, alvarás e demais impostos).
Se você acha caro pode plantar em um pequeno vaso em sua casa e obter o produto quase de graça pra sempre.

No caso da tinta de impressora concordo que os valores pagos por um cartucho orignal são muito elevados, porém, no caso das recargas, além dos valores acima citados, entram na jogada a mão de obra do pessoal que está fazendo a recarga e os materiais necesários para o mesmo.

O mesmo acontece comigo quando compro um filme e pago em torno de R$ 115,00 a R$ 120,00 por disco (que pesa em torno de umas 15g e isso dá um valor de R$ 7666,66 por kg). Mas eu não estou pagando pelo disco e sim pela produção e filmagem do filme, pelos direitos que a distribuidora brasileira pagou para poder vender o filme aqui e, por fim, pela produção do disco em si. Se eu acho certo esse valor, não, não acho pois uma dentre todas as distribuidoras consegue me vender filmes por R$ 44,90. Como eles fazem isso eu não sei e as outras distribuidoras nem tocam no assunto. Mas se eu não comprar, meu concorrente compra e eu perco clientes. É assim que a máquina gira.
Resumindo, não dá pra dar atenção para todos esses tipos de e-mail que circulam na net pois nem todos eles tem um estudo para fundamentar seus argumentos.

Por favor comentem.

0 comentários:

Postar um comentário