Pesquisa personalizada

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Morte, sim, morte e daí?

Faz algum tempo eu li um livro chamado "Bushido - O Caminho do Samurai" que trata sobre os costumes do samurai nos tempos do japão feudal e, nele, dizia que um samurai estava sempre ciente de sua morte e, por isso, não se importava com ela. Tá certo que durante o livro eu comecei a notar que os samuras não eram tão legais como eu achava, pois os caras pareciam uns mortos-vivos, ou seja, estavam ali servindo e protegendo o senhor feudal mas não se preocupavam muito com suas próprias vidas.
O que eu realmente quero dizer com esse parágrafo aí em cima é que antes de ler o livro eu já achava que não devemos esconder a morte dentro de uma gaveta mofada de nossas mentes mas, sim, estarmos cientes de que ela está aí à todo momento e esteve desde o surgimento da vida. Sabe aquela sua tia que fala "- Vamos parar de falar nessas coisas" quando alguém começa a puxar o assunto (morte)? Pois é, é disso que estou falando, ninguém vai morrer só por falar nisso.
Concordo que esse momento, pra quem fica vivo, é muito doloroso mas acho que se conversássemos mais sobre isso a dor seria menor pois já "saberíamos" de antemão que "a donzela" chegaria e nos levaria o ente querido.
A dor deve ser maior para aquelas pessoas que se prendem na morte de alguém, que nunca esquecem, que dizem que tudo era melhor quando ela estava viva e que não sentem vontade de fazer nada pois não tem mais motivo. Essas pessoas se esqueceram "dela" e, sei lá, achavam que iam viver para sempre.

Nós precisamos ter a plena consciência de que quando um filho, irmão, pai e/ou mãe saem de casa eles podem não voltar.

Resumindo, ninguém morre por falar de morte mas acho que quanto mais falarmos e discutirmos o assunto mais sentido terá nossa existência e, talvez, deixaríamos de agir como se fôssemos uma criança mimada que chora e esperneia quando seu castelinho desaba.

Não se esqueça: você vai morrer, eu vou morrer, todos vamos mas isso não quer dizer que não podemos ter uma bela e iluminada vida. Forte abraço! ; )

3 comentários:

Andressa Duarte disse...

Amei essa imagem! muito boa!
As pessoas têm medo, receio de falar sobre a morte, mas realmente deveriam.

Gabriel Sehn disse...

A morte não deve ser desviada ou tratada como um assunto pouco conveniente. Ela é a base para conhecimentos mais profundos do sentido da vida. Falar de morte é natural e benéfico. Acho que nem devemos ocultá-la com frases como "Sim filho, vovô tá descansando com papai do céu!" dos niños. Não é saudável termos que contradizer este sentido futuramente. Vale a pena ler Allan Kardec para adquirirmos uma visão mais ampla do assunto. Mesmo assim como diria meu caro amigo Spock - "Vida longa e próspera!"

Robson Duarte disse...

Valeu pelos comentários pessoal, gostei do "papai do céu".

Postar um comentário