Pesquisa personalizada

terça-feira, 15 de junho de 2010

Invictus (Invictus)

Clint Eastwood vem forte mais uma vez, agora contando a história de Nelson Mandela (Morgan Freemann) após tomar posse da presidência na África do Sul. Uma tarefa difcil pois o povo ainda está dividido entre negros e brancos, mesmo com o fim do apartheid.
Essa diferença gera conflitos entre as pessoas do país tornando um governo democrático extramanete difícil e, ainda, as diferenças não são apenas raciais mas estão também no esporte. Os negros jogam futebol, os brancos jogam rugby e os negros quando torcem no rugby torcem por times extrangeiros como inglaterra.
Mandela vê no rugby uma oportunidade para unir o povo novamente e convoca Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da seleção de rugby da África do Sul (Springboks) para uma conversa onde deixa claro que quer que o time, acostumado a ser derrotado, vença a copa mundial de rugby de 95. Com essa idéia em mente mandela inicia um projeto chamado "One Team, One Country" (Um Time, Um País) que tem como objetivo unificar o povo sul africano na torcida pelo Springboks em atigingir o título de campeão mundial e acabar com as diferenças raciais.
Com o poema "Invictus" de William Ernest Henley como motivador o capitão começa a exigir garra de seu time e a acreditar nas idéias de Mandela que passou 27 anos na prisão em uma cela minúscula e saiu dela pronto para perdoar aqueles que o puseram lá.
Um filme emocionante e incrivelmente bem dirigido que mostra um político que tem compromisso com sua nação e que deveria servir de exemplo para nossos engravatados aqui no Brasil.


Veja Também:

Tradução do Poema Invictus

Gran Torino

0 comentários:

Postar um comentário